A cultura atual veio trazendo consigo um periodo ou transitoriedade de valores atingindo também o símbolo de afetividade em relacionamentos. O que influênciou e quais impactos gerou?
Voltando a décadas atrás, os valores afetivos eram sólidos e baseados em casamentos. A sociedade tinha uma vida bem pré meditada e a ideia de casar seria então uma fase que a maioria teria que passar; enquanto ao divórcio não era ainda uma alternativa, apesar de ocorrer desentendimentos e os quais incluem também siginificativas traições entre cônjugues.
Hoje, os valores estão ficando líquidos, ou seja, eles se adaptam à realidade. A principal influência são as redes sociais, que com sua expansão causaram uma série de mudanças como o de estar conectado, e principalmente de descobrir sobre o outro olhando os seus perfis.
Os relacionamentos cresceram e também vêm acabando nas redes, havendo assim um desgaste nos verdadeiros laços amorosos. O ser humano infelizmente passou a ser refém desse meio, a construção desse tipo de afeto veio perdendo o sentido se comparado a anos atrás; aliás o afeto amoroso vem sendo demonstrado pela web muitas vezes algo que não vem ocorrendo na relação, a questão de estarem bem, ou seja, a realidade pode ser camuflada e o restante não precisa saber disso. É o que muitos pensam.
A entrada dos instrumentos pós-modernos na vida da sociedade trouxe muitos avanços. Mas também a certeza de que as relações vem se tornando cada vez mais voláteis.
14/10/2013